ALIMENTOS QUE AJUDAM A DIMINUIR A ANSIEDADE
A ansiedade alimentar tem diversas razões, como já explorei em outros artigos por aqui. Mas existem alguns tipos de alimentos que, se ingeridos com frequência, podem te ajudar a reduzir a ansiedade. E existem outros alimentos que devem ser evitados, para essa mesma finalidade.
Se você se sente ansioso ou ansiosa, a primeira coisa a se fazer é reduzir muito (o ideal é eliminar, mas sei que é quase impossível) os alimentos processados da sua dieta. O que são alimentos processados? Aqueles que não vêm DIRETAMENTE da natureza. Aqueles que têm adição de ingredientes químicos, como flavorizantes, corantes, edulcorantes (adoçantes), acidulantes, gomas e outras substâncias artificiais.
O ideal também é não consumir carnes de charcuteria (salsichas, bacon, presunto, patês e afins) e, se possível, consumir carnes e ovos orgânicos, de animais que não tenham sido tratados com hormônios, antibióticos e anabólicos.
Com relação aos peixes, especialmente o salmão, o ideal é que você consuma aqueles que não são cultivados em cativeiro, porque terão muito menos mercúrio.
Frutas, verduras, oleaginosas e sementes são sempre preferíveis do que alimentos industrializados. O ideal é consumir frutas e verduras que venham diretamente do produtor (sempre que possível, frequente feiras e mercados onde você possa conversar com os produtores, descobrir se utilizam pesticidas, herbicidas, fertilizantes, praguicidas e agroquímicos em geral). Se comprar em supermercados e seu orçamento permitir, procure comprar orgânicos os alimentos da Lista dos Dirty Dozen (buscar aqui no meu site o artigo sobre Alimentos Dirty Dozen e Alimentos Clean Fifteen).
Se você está passando uma fase de muita ansiedade, experimente acrescentar os seguintes alimentos nas suas refeições:
1. Alimentos ricos em ômega-3, os ácidos graxos que têm ação anti-inflamatória muito importante no nosso organismo, como:
salmão
sardinha
anchova (de preferência as que venham imersas em azeite de oliva)
arenque
cavalinha
algas
azeite de oliva ou de abacate
nozes
castanhas
macadâmias
chia
linhaça
Nosso corpo não produz ômega-3, então só conseguimos esse importante nutriente através da alimentação, ou com suplementação (mas esta tem que ser prescrita por um profissional médico ou nutricionista).
2. Alimentos cítricos, que aportam vitamina C:
Laranja
Limão
Grapefruit
kiwi
camu camu
jícama ou jacatupé
3. Alimentos ricos em triptofano, um aminoácido que ajuda a relaxar e dá sensação de prazer:
ovos (de preferência orgânicos)
frango (de preferência orgânicos)
peixes
banana
ervilhas
sementes oleaginosas (sementes de gergelim, girassol, abóbora).
4. Alimentos ricos em vitaminas do complexo B:
Vegetais verde-escuros (rúcula, espinafre, agrião, kale, couve-de-manteiga, escarola, chicória, alfaces de cor mais escura)
bananas
feijão
brócolis
aveia
iogurte natural sem açúcar
5. Alimentos ricos em magnésio, relaxante muscular que ajuda também no combate a dores de cabeça:
Nozes
Castanhas
Macadâmias
Avelãs
sementes oleaginosas
bananas.
6. Especiarias (antidepressivos naturais, antioxidantes e que também contribuem muito para a saúde intestinal, pois têm ação anti-inflamatória):
Pimenta negra
Cúrcuma
É importante que a sua alimentação seja equilibrada, não exagere no consumo de nenhum alimento em específico e varie as fontes naturais de nutrientes.
Por último, lembro que as proteínas nos dão muita saciedade e ajudam a diminuir estados ansiosos. Então, vale a pena ter sempre muita proteína no seu prato (lembre-se que existem proteínas vegetais, não só de fonte animal). Se você é vegetariano ou vegano, precisa ter um acompanhamento nutricional muito próximo, para ter certeza de que está recebendo de fontes vegetais os nutrientes essenciais que geralmente são obtidos de fontes animais (como vitamina B 12, cálcio, ferro, ômega-3, vitamina D e zinco).
O importante é sempre respeitar as mensagens que seu corpo te manda. Aprenda a entender os estados de ansiedade como “recados” do seu melhor amigo: seu próprio corpo.
Comments